domingo, 28 de setembro de 2008

interatividade

de volta ao velho continente, amanhã, tornou-se impossível uma parada em território carioca.
acordei com desejo profundo de “tele transporte”.
não deu. transcendo via tecnologia.
fica aqui meu objeto de troca pro escambau.
entre poemas e prosas diversos, resolvi postar exatamente o que hoje eu adoraria oferecer a todos.
valeu lili pelo convite, e pelo palco aberto.

Som na caixa, whisky e dendê para todos

Minha vida nunca foi subjuntivo.
Nunca gostei de subentrega, subtroca, subterfúgios.
Sempre preferi a mão firme, na coxa, sem palavra.
Sou do coração que lateja na boca; do gosto de sal do suor.
Pretérito pra mim só se for perfeito.
Minhas ações não pertencem a um futuro perturbado entre o passado irreal e a incerteza presente.
Sou do bem vivido, do bem amado, do gozo sem remorso.
Já fui e já voltei. Esgoto a linha do tempo.
Já gostei de xadrez; hoje prefiro dardos.
Provei da sinestesia mundana.
Tornei-me adicta.
Menos mal.Meu vício é simbiótico.
Tem cheiro de gente, certo toque de desilusão, e enzimas pró-risco.
Façamos um brinde aos inermes!
Convido-lhes ao banquete de possibilidades que é a vida.
Desculpem-me, senhores. Antes uma ressalva.
Sempre preferi os destilados.
Não que seja indício de um paladar mais refinado.
É que whisky pra mim é sagrado.
Tem um quê de alquimia, de elixir da vida.
- E pra comer, não tem nada?
Mais uma vez o perdão da palavra. O chef de cozinha é novo, e como tal sugeriu um novo prato. Chama-se Talvez.
- Comeremos então, Talvez?
Não, senhores. Talvez passou do ponto. Dessa vez o menu é acarajé, legítimo, como deve ser.
- Legítimo?
Sem mais explicações, Vossa Alteza está cansada.
Som na caixa, whisky e dendê para todos.

2 comentários:

Edinaldo Júnior disse...

Veca!
Curti muito seu texto. Você não nega as raízes baianas. Seu texto é quase uma exigência de vida, intensidade pura.
Sua escrita é muito forte, grita, exala energia. Me identifiquei com sua construção e com a idéia do Escambau como palco livre, palco de expressão, de troca, de crescimento.

Parabéns!
Som na caixa, whisky e dendê para você também!



Um abraço!

Anônimo disse...

Como já tô toda escambada, vim aqui escambar da minha escambadice. Muito bom, whisky e dendê para mim, para todos. Que abram as portas dos whiskys e dos dendês. Amei, genial. Cheio de mistério. Congratulations, boa vida, boa saúde. Até.

Mari Pires